Como Fazer Pudim de Leite Condensado e Como Caramelizar de Forma Correta

Como Fazer Pudim de Leite Condensado e Como Caramelizar de Forma Correta
Hoje você vai aprender Como Fazer  Pudim de Leite Condensando muito delicioso, esta é a melhor receita que você já viu, Pudim perfeito, Super cremoso e sem furinhos, se você testar nossa receita nunca mais vai usar outra.
E também vou te dar uma super dica de como caramelizar de Forma Correta o seu Pudim, com esta dica você nunca mais vai errar.

Ingredientes para fazer o Pudim de Leite Condensado

Para o Caramelo:

  • Use 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • e meia xícara (chá) de água

Para Fazer o Creme:

  • Eu usei 1 lata de leite condensado (395g)
  • 450ml de leite INTEGRAL
  • 1 colher (café) de extrato de baunilha isto é opcional, se quiser pode utilizar  meia fava de baunilha
  • 2 ovos
  • 4 gemas

Forma Utilizada para o Preparo do Pudim de Leite Condensado

A forma que utilizei para esta receita  é de 18cm, mas também pode usar uma de 16cm ou 20cm que também funciona.

Forma Retangular para colocar, a forma redonda do pudim em banho maria.

Ter um Peneira fina para coar o creme do pudim

Obs: Gelar a Forma para adicionar depois o caramelo

Modo do Preparo do Pudim de Leite Condensado

receita de pudim de leite condensado

Como Preparar o Caramelo do Pudim

Primeiramente vamos ensinar a você a fazer o caramelo, a caramelizar a forma de forma certa, que normalmente é terrível para muitas pessoas, que muitas vezes não fazem o pudim por causa da parte de fazer o caramelo.

E a maneira que nós do Portal Mais Mulher vamos te ensinar é uma maneira muita prática que não tem jeito de errar, é uma maneira que você tem tempo para fazer a tarefa, a parte complicada do caramelo é só você usar açúcar, porque ao você colocar o açúcar no fogo sua caramelização e bastante rápida, quando você olha não esta bom, mais passou um segundo já queimou.

Tem pessoas que fazem o caramelo direto na forma, mais acredito que não é a melhor forma de fazer, fazendo assim a chance de dar errado é grande, primeiro que o aquecimento dá forma é muito grande e fica muito dfícil o seu manuseio, sem contar que devido o grande calor gerado no caramelo pode causar graves queimaduras.

O indicado aqui é usar uma panela com cabo, para que você tenha domínio e poder mexer e depois passar para a forma isto torna o trabalho bem mais simples.

O Grande segredo é colocar o açúcar com água, isto vai fazer com que o processo de caramelização ocorra mais lentamente, fazendo assim você tem um tempo para evitar queimar, esta maneira de preparar o caramelo não serve só para caramelizar a forma de pudim, server para preparar caramelo para usar em qualquer receita.

Ingrediente do Caramelo

Uma parte de Açúcar para meia parte de água.

Como Fazer o Caramelo do Pudim

Vamos usar uma xícara de açúcar, e adicione também meia xícara de água, misturando bem os ingredientes e depois levando pro fogo, só fazer movimentos em círculos por isto a importância de fazer o caramelo em uma panela com cabo, não vai mexer com a colher, pode usar o fogo alto, já vai começando a ferver o e açúcar já vai derretendo, misturado com a água.

Agora vai começar o processo de caramelização, então você tem que ficar de olho e mexer de vez em quando, até você ver que está ficando no ponto.

E qual é o ponto ideal do caramelo, é na cor ambar, cor de caramelo, aproximadamente vai ferver durante 10 minutos detalhe por por causa das bolhas da água,  às vezes você não vai conseguir ver direito a cor que esta ficando.

Então você tirar do fogo um pouco e mexe que você consegue ver a cor que ele está, desliga o fogo vai mexendo,  assim somem as bolhas e você consegue ver a cor que esta.

 Agora você coloca o caramelo na sua forma, detalhe a forma precisa esta gelada,  como a forma está gelada vai começar a esfriar então você levanta a forma e vai passando por toda a forma cuidado que a forma pode ficar quente se quiser usar uma  luva é bom.

Bom o processo de caramelização enfim acabou agora vamos para o preparo do creme.

Modo de Preparo do Creme do Pudim

Agora nós vamos entrar no preparo do creme do pudim e você vai aprender a técnica certa, para fazer com que seu pudim não fique cheio de furinhos, a primeira dica é que não faça no liquidificador, realmente não sabemos de onde se tirou esta ideia de fazer pudim no liquidificador. 

É muito mais fácil fazer só mexendo, porque o liquidificador irá encher o seu pudim de ar, e não é este objetivo que nós queremos alcançar, nossa meta é ter um pudim de leite condensado muito firme e bastante cremoso. 

Então você vai fazer tudo mexendo,  com uma colher e um recipiente.

Agora vamos ao Preparo Mesmo

Em um recipiente você vai colocar o leite condensado, o leite integral e a baunilha e vai mexendo com uma colher até o leite condensado dissolver totalmente no leite, ficando uma mistura bem homogênea.
Agora em um outro recipiente, você irá colocar os dois ovos e a gema e vai bater com fue até ficar bem misturado, vai também acrescentando a mistura de leite aos poucos, e continua mexendo com o fue, até ficar bem homogêneo.
O Segredo para ter um creme bem lisinho, sem nenhuma espuma, você precisa coar em uma peneira bem fina antes de colocar na forma.
Agora você irá cobrir a forma com o papel alumínio, com o lado brilhante para baixo, fechando bem para não correr o risco de juntar água, conforme a imagem que adicionei abaixo.
Tudo bem juntinho borda, e leve pra assar em forno pré-aquecido em 160° graus, um pouquinho mais baixo que estamos acostumado.
Você vai colocar a forma de pudim dentro de outra forma retangular encher de água quente, e deixar o pudim no forno entre uma hora e uma hora e meia claro que vai depender do seu forno, pois existe uma variação que você deva conhecer do forno.
Então você  vai fazer o teste mexendo um pouco para ver se esta pronto, cozido.
Agora seu pudim estará  pronto, deixe em cima do fogão por mais ou menos umas duas horas, deixando até ficar morna a forma.
Daí você leva para geladeira por pelo menos umas seis horas.
Vale lembrar que o Pudim você deve fazer 1 dia antes, porque ele precisa ficar na geladeira, para terminar o preparo, para ele ficar bem firme e gelado.

Tirar o Pudim da Forma

Esta parte talvez te deixe um pouco ansioso(a) mas vamos lá, você primeiramente vai começar passando uma faca de ponta em volta do pudim para desgrudar as laterais,  e fazer o mesmo procedimento no centro da forma.

Agora você coloca a forma no fogo, por alguns segundos, só é importante não deixar muito tempo, caso contrário seu pudim foi por água abaixo e vai derreter, vai colocando a mão para ver o aquecimento da forma, dá uma mexidinha na forma para ver se o pudim soltou da forma, desliga o fogo, pega um prato grande para colocar o pudim em cima, você vai virar no prato e pronto você aprendeu como fazer pudim de leite condensado.

Se Você gostou da nossa super receita de como fazer pudim de leite condensado, curte compartilha, e se tem alguma dúvida deixa nos comentários, ou se você fez a receita e deu certo comenta com o pessoal.

Um Abraço

Blog Portal Mais Mulher

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE