Como Tratar Tendinite no Ombro – Portal Mais Mulher

Como Tratar Tendinite no Ombro – Portal Mais Mulher

A Tendinite  no ombro é um problema bastante comum, que tem atingido muitas pessoas no Brasil e no mundo, é uma inflamação que ocorre nos tendões, muito comum por práticas de atividades repetitivas, provocando dor intensa no paciente, hoje você vai aprender como tratar  tendinite no ombro.

Não existe uma cura definitiva para o problema, para tratar a tendinite, o que sempre é recomendado o uso de remédios, receitados por um médico,  tratamento com um fisioterapeuta, e em quadros mais agudos, a cirurgia.

Leia Também ==>>> Como Acabar com a Dor de Cabeça

A pessoa que sofre com o problema de tendinite no ombro, tem que ter noção, que a doença não tem cura, mudar hábitos de vida é necessário, para ter o alívio dos sintomas.

A forma mais comum de tendinite no ombro, e envolve o tendão do músculo supra espinhoso, isto ocorre quase sempre que o tendão é lesado devido a pratica de atividades repetitiva no uso braços em algum tipo de trabalho.

Podem ocorrer também na prática de esportes que exigem levantar o braço e mais uma vez, como na natação e tênis, pessoas que trabalham com serviços como carpinteiros, pedreiros, pintores e professores são os profissionais que normalmente são os mais atingidos por este problema devido ao uso dos braços com frequência.

tratamento para tendinite no ombro

Principais Sintomas de tendinite no ombro

A tendinite apresenta como principais sintomas:

  • Dor localizada intensa no ombro que pode surgir de repente, ou se agravar após o esforço e tende a piorar a noite devido ao estiramento dos músculos ao dormir;
  • Dificuldade para levantar o braço, acima da linha dos ombros;
  • Sensação de que a dor se espalhou por todo o braço e
  • Formigamento também pode estar presente, embora seja mais raro.

Na tendinite do bíceps da área dolorosa é apenas a parte da frente do ombro e não há dor ao fazer movimentos acima da linha da cabeça e também quando a pessoa levanta o braço esticado para a frente. Agora, quando há tendinite do manguito rotador, que é composto dos tendões do bíceps, subescapular e supra-espinhoso, não é a dor na região anterior e lateral do ombro, que piora quando a pessoa tenta fazer movimentos acima da linha da cabeça e pode ser difícil levantar o braço, passar desodorante, por exemplo.

Quais os Tratamentos indicados para Tendinite no Ombro

O tratamento é muito importante para eliminar a dor e permitir os afazeres diários relacionados ao trabalho ou esporte, e também serve para evitar o rompimento do tendão, que causa dor e inchaço perto do cotovelo. O tratamento pode ser feito com:

Fazer Fisioterapia

A Fisioterapia sempre é indicada, até mesmo porque muitas vezes, o músculo precisa ser exercitado, claro que todo o tratamento deve ser feito por um fisioterapeuta profissional, para não causar leões maiores no paciente.

É também indicado neste caso o uso de gelo no local, 3 ou 4 vezes ao dia, e com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, que são utilizados para diminuir a dor e a inflamação.

O uso de uma pomada anti-inflamatória no ombro também podem contribuir bastante na recuperação, além de sessões de fisioterapia também são importantes para manter o movimento e a força do membro afetado.

A fisioterapia deve ser realizada diariamente e cada sessão deve ser individualizada, levando-se em consideração o nível de dor e a capacidade de recuperação de cada pessoa.

No entanto, pode ser útil o uso de dispositivos que facilitem a recuperação do tendão como tens, ultra-som, laser, mas é muito importante o uso de técnicas de fisioterapia para aumentar a amplitude de movimento, sem dor, além de exercícios para fortalecer os músculos enfraquecidos.

Terapia física para Tendinite no Ombro

O exercício deve ser moderado, até a completa recuperação da lesão no tendão. A prática de alongamento e fortalecimento muscular, antes do retorno das atividades, previne o paciente de se lesionar novamente.

A recuperação completa vai variar conforme o grau de inflamação e tem sempre uma diferença em cada pessoa, mais normalmente o tempo mínimo é de 3 a 4 meses.

A grande verdade que não existe uma cura completa do problema, se a pessoa voltar a uma rotina que tinha antes a chance de surgirem as dores são inevitáveis.

Com Uso de Medicamentos

Um especialista ortopedia poderá passar como terapia o tramamento com medicamento anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, que são utilizados para amenizar a dor e combater a inflamação, leia também sobre poder dos remédios caseiros.

Pomadas anti-inflamatórias, também podem ser indicadas pelo médico, como por exemplo o Cataflan, em todo ombro, em processos mais agudos, onde o paciente tem muita dor, o médico pode recomendar uso de medicamentos injetáveis, para ter um alívio mais rápido e até mesmo para continuar o tratamento com um fisioterapeuta.

A Acupuntura pode ajudar também

Muitos profissionais de saúde não acreditam mais uma terapia alternativa para se livrar das constantes dores pode ser acupuntura, o procedimento pode ser realizado uma vez por semana, e os resultados podem ser muito eficaz para aliviar as dores.

Esta terapia pode contribuir muito, para o alivio quase que instantâneo das dores, a acupuntura é muito utilizada em pacientes que sofrem de dores na coluna por exemplo, mais por ser uma terapia alternativa, a consulta a um ortopedista regularmente não deve ser descartada.

Cirurgia pode ser também indicada

Em casos mais extremos também pode ser indicada a cirurgia para tendinite no ombro claro que isto só em problemas mais sérios, mesmos, quando o paciente já foi submetido a sessões de terapia alternativa, como a fisioterapia, medicamentos e acupuntura, um processo cirúrgico só é indicado quando a pessoa tem problemas com os movimentos do braço por exemplo.

A cirurgia é indicada em casos que a pessoa tem o tendão rompido, o que pode gerar uma dor insuportável a ponto de medicamentos mais fortes não surtirem efeitos, normalmente sintomas mais sérios ocorrem em pessoas com mais de 60 anos onde os músculos já estão mais frágeis, mais um caso de cirurgia, só realmente um profissional de saúde pode definir a necessidade.

Antes de fazer uma cirurgia, a pessoa além dos tratamentos convencionais é submetida a uma bateria de exames como ressonância magnética, para averiguar a real situação da lesão.

Conclusão

Vimos hoje como tratar a tendinite no ombro, na realidade todos sabemos que não existem curas, mais para finalizar este assunto, o que recomendamos para alguém que apresenta o problema, é ter mudanças de sua rotina.

Como sempre ouvimos o melhor remédio é a prevenção, a doença não existe cura, se você sofre de tendinite no ombro tem que saber que vai ter limitações na sua vida diária.

O mais recomendado mesmo é mudar de atividade, tratamentos pode aliviar a dor por um tempo, mais se você continuar fazendo as mesmas atividades pode romper o tendão e ai a coisa complica.

Espero que tenham gostado do artigo abaixo vou recomendar outros artigos do blog portal mais mulher que possam te ajudar também.

Câncer de Ovário quais os Sintomas

Remédio Natural para Sardas

Semente que Regenera Tendões

Métodos Comprovados Como Ganhar Dinheiro Na Internet

Dieta para Emagrecer 7 Kilos em 7 Dias (Cardápio Completo)

Receita de Pudim de Leite, Super Fácil

Cuidado com o AVC

Boa Leitura um excelente dia, lembre compartilhe deixe sua opinião, sugira novos artigos.

Um Abraço

Portal Mais Mulher

Envie seu comentário

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE